quinta-feira, 16 de junho de 2011

Citoesqueleto, cílios, flagelos e você

O que será que o citoesqueleto, os cílios e os flagelos têm a ver com a sua vida?

A fagocitose só existe porque, dentre outros fatores, as células eucarióticas possuem citoesqueleto. Uma bactéria não tem capacidade de fagocitar, pois, além de ter parede celular, que impede a alteração da forma do corpo, ela não tem citoesqueleto. A importância da fagocitose nos mecanismos de defesa do nosso corpo é muito grande.
Você surgiu de uma célula-ovo, resultante da união do espermatozóide com o óvulo. Na evolução dos processos sexuados de reprodução nos animais, foram selecionadas positivamente células reprodutoras masculinas com capacidade de deslocamento em meio líquido pelo batimento do flagelo. Podemos ir mais longe. Óvulos e espermatozóides são formados por um processo de divisão celular chamado meiose [...]. Os microtúbulos e microfilamentos contribuem para o sucesso dessa divisão celular. O citoesqueleto participa de outro processo de divisão celular: a mitose. Por mitose, a célula-ovo da qual você derivou dividiu-se inúmeras vezes, até formar você. Assim, dentre os fatores que contribuíram para que você pudesse estar agora lendo este texto, está o citoesqueleto.
A contração de todos os músculos de seu corpo  ̶  desde a musculatura das vísceras, do coração, até a musculatura da perna, do braço etc. ̶  depende também do citoesqueleto, principalmente dos microfilamentos.
As células que revestem a cavidade da traquéia são intensamente ciliadas, e o batimento desses cílios, associado á grande produção de muco que ocorre nessa região, impede que partículas estranhas e mesmo bactérias inaladas com o ar atinjam os pulmões. Nesse caso, os cílios batem no sentido de conduzir esses elementos estranhos, juntamente com o muco, para fora do nosso corpo.



Texto retirado do livro abaixo:
LOPES, SÔNIA; ROSSO, SÉRGIO. Biologia volume único. 1ª edição, 7ª tiragem. Editora Saraiva, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário